Saúde de Pimenteiras intensifica ações de saúde bucal

Portal V1,

A prefeitura de Pimenteiras juntamente com a secretária de saúde, realizou durante o mês de agosto e setembro várias palestras educativa sobre saúde bucal juntamente com escovação supervisionada e aplicação tópica de flúor nos alunos das escolas do município.

Estas atividades foram desenvolvidas pelos profissionais da Estratégia de Saúde da Família do município: as escolas contempladas foram: Educandário Municipal Conceição Lustosa, no centro. As atividades foram desenvolvidas pelas dentistas, Robertha Marinho e Idalina Ferreira, e as técnicas em Saúde Bucal Luciana Lopes e Antonizete.

Na Unidade Escolar São José, localizado no povoado Oití. Estas atividades foram desenvolvidas pelo Dr: Carlos e a técnica de saúde bucal Luciana Lopes. Nas Unidades Escolar José da Cunha, localizado na Tapera; Unidade Escolar Manoel Antônio de Sousa, localizado no mestiço e Unidade Escolar Petrônio Portela, localizado no Baxio, as atividades foram desenvolvidas pelo cirurgião-dentista: Inácio Feitosa e a auxiliar Claudiana Rocha.

Na Unidade Escolar localizada no povoado Sítio das onças, as atividades foram desenvolvidas pela cirurgiã- dentista: Fernanda. Na Unidade Escolar Marcelino José de Araújo, localizada no povoado Campos e na Unidade Escolar Manoel Ribeiro do Nascimento, localizada no povoado Veneza, as atividades foram desenvolvidas pela cirurgiã-dentista Idalina Ferreira e a Técnica em saúde bucal Antonizete Soares. 

O evento contou com o apoio do prefeito do município Venício do Ó, secretário de saúde Rayon Mota, da diretoras, coordenadoras, professores, e colaboradores da escola.

Esta ação coletiva é voltada à promoção da saúde da criança e do adolescente, bem como a prevenção de doenças bucais. Na palestra foram abordados os seguintes temas: estrutura da cavidade oral, importância da saúde bucal, prevenção de doenças bucais, alimentação saudável e técnicas de higienização adequada.

Durante a palestra os alunos se mostraram bem interessados, tirando dúvidas e discutindo sobre os temas. Na escovação coletiva, os alunos foram supervisionados pelos os profissionais de saúde bucal. Por fim foi realizado a aplicação tópica de flúor, um procedimento preventivo que tem como objetivo fortalecer os dentes que apresentam risco de cárie.

O evento foi realizado com sucesso, e mais ações coletivas como esta serão realizadas nas demais escolas do município. Afinal, ensinar boas práticas de higiene bucal e torná-la um hábito na vida das pessoas é o nosso principal objetivo.

Veja Também


Deixe seu comentário